Bem Vindo(a) ao ilumiNATA!!!

Fique por dentro de tudo que rola em Iluminação I no curso técnico de Cenografia UFPA.







Por Natasha K. Leite



terça-feira, 29 de junho de 2010

23 de junho... Sala 13

Foi realizada a avaliação do trabalho do dia 19 de junho, com a profª Wlad Lima e os discentes da turma de Graduação em Teatro.O trabalho fazia parte do ‘Método de Reflexões via Intervenções em Multilinguagens’ idealizado pela profª Wlad.
Discutimos as formas que assumimos as projeções no enquadramento da cena, as dimensões e o ‘clima’ emergente da composição criada entre os atores e as nossas luminárias produzidas em sala de aula.

Foi ressaltado que devemos pensar na relação da luz com o espaço, os possíveis efeitos e preenchimentos necessários. Pois existem diferenças nos resultados que dependem muito do objetivo da iluminação. Logo após a mostra dos registros fotográficos, fizemos uma breve avaliação do conteúdo, contando com os futuros trabalhos e relatos de experiência da profª Iara.


Qual seria o mercado de trabalho específico para nós?! Qual a perspectiva da nossa disciplina para um futuro profissional? Por que devemos saber dar assistência, receber ordens... tudo girava em torno da prática que está por vir!

Há uma visualidade nas criações, nos elementos de uma cena, e o nosso propósito é eleger a importância de tudo isso com a luz, pensando o olhar que escolhe o destaque a partir das reflexões do processo criativo.

Não existe certo ou errado, somente as opções que o iluminador deve comprar e garantir. Afinal, não podemos fazer nada além da nossa capacidade. É permitido viajar nas propostas, mas é claro que devemos concretizá-las também.

Cada processo deve acrescentar algo, nunca vai terminar... o aprendizado será constante. Não precisamos manipular fórmulas, mas devemos dominar os signos. Para isso, invista nos insights, para que um dia, depois que tudo tiver uma solução plausível, passe a fazer parte do seu arsenal de conhecimento e de vivência. A experiência conta, e muito!

A idéia é criar a luz na proposta da cena, com uma visão, um clima desejado, de acordo com a prática e com os elementos que farão a composição final. Sendo assim, são os ‘ensaios’ da vida que nos fornecerão o entendimento do ritmo e das tensões, as sensações que deve ser conduzidas.
A LUZ sempre nos ajudará a enxergar um propósito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário