Bem Vindo(a) ao ilumiNATA!!!

Fique por dentro de tudo que rola em Iluminação I no curso técnico de Cenografia UFPA.







Por Natasha K. Leite



quinta-feira, 17 de junho de 2010

09 de junho... Sala de Cenografia

Mais importante que saber iluminar é saber com o que podemos iluminar. Por isso é imprescindível conhecer o equipamento referente ao seu trabalho.

LÂMPADAS! Sistemas...


_____________________________________


LUMINÁRIAS... Refletores!

PAR 36, 38, 56, 64... (Parabolic Aluminized Reflector)
Pode variar no seu tamanho por ser conhecido de acordo com o diâmetro de sua lâmpada. É um refletor que tem uma lâmpada, um espelho e uma lente formando um único conjunto. Não tem uma luz pontuada e pode ser ligado em série.
Fresnel
Seu nome se deve ao inventor da sua lente, Augustin Fresnell, que é fixa na parte frontal do refletor. Essa lente é dotada de sulcos prismáticos concêntricos, mantendo o foco mais concentrado no centro, mas ainda assim permite o ajuste do tamanho do foco, porém, mantém a luz difusa (diluída). É possível adicionar na parte frontal do refletor uma bandeira, “bandoor”, que permite recorte e regulagem manual. Utiliza lâmpada halógena.

PC (Plano Convexo)
Possui uma lente convexa na parte frontal do refletor e utiliza lâmpada halógena, com um espelho no fundo para a projeção da luz. Permite focos com feixes mais concentrados e ajustáveis que o fresnell em virtude da lente, além de permitir o ajuste dos focos e bordas definidas. Pode também ter bandoor para recorte e tela de proteção.

Elipsoidal (Espelho Elíptico)

Utiliza lâmpada halógena. Possui duas lentes reguláveis, capazes de aumentar e diminuir o tamanho do feixe luminoso, bem como modificar as características do mesmo, tornando-o mais definido ou mais difuso. Permite o ajuste de foco tipo “zoom”, devido um diafragma circular ajustável (íris), além de ter um recurso de recorte (facas) que possibilitam recortes quadrados, triangulares e retangulares, permite também a inserção de gobos para efeitos figurativos bem definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário